top of page

Assentando em Cusco

Depois dos imprevistos da minha chegada a Cusco, esta semana foi para me estabelecer na nova cidade!

Los Nogales

A família

Tal como no Equador, aqui em Cusco a minha hospedagem é com uma família de acolhimento, que neste caso é o casal com quem tratei diretamente do voluntariado, a Rosa e o Mário.

Ficar com uma host family, para além de apresentar custos mais baixos de acomodação, é uma oportunidade excelente de ficar a conhecer o quotidiano de uma família local e todos os aspetos culturais associados a isso.

A Rosa e o Mário têm três filhos, a Brenda (17), a Andrea (10) e o Rodrigo (7). Vivem no bairro Los Nogales, nos subúrbios de Cusco, numa casa de três andares, onde tenho o meu próprio quarto e casa de banho, o que é bom em termos de privacidade. Há anos que esta família recebe voluntários estrangeiros em casa, então, ao contrário do que acontecia com a minha família equatoriana, aqui já não me tratam como uma novidade, não me fazem tantas perguntas; mas não deixam de ser simpáticos.

Cusco e Los Nogales

Los Nogales é nos subúrbios de Cusco, a 15min de carro do centro cidade, ou 40min de autocarro. Os autocarros que fazem o trajeto do bairro para o centro são realmente pequenos, mas passam com bastante frequência e custam só cerca de 20cêntimos, o que assegura a mobilidade dos habitantes. De resto, o bairro é composto por casas simples, muitas de aspeto inacabado, algumas mercearias, farmácias e restaurantes que parecem ter sido improvisados na casa de alguém. As ruas são seguras e o movimento de pessoas é apenas suficiente para dar vida sem criar confusão; não há música alta nem megafones (ao contrário dos bairros suburbanos no Brasil, por exemplo). No entanto, as ruas não são limpas, e quando os cães resolvem espalhar lixo dos sacos, o cheiro torna-se desagradável, já para não falar na paisagem.

A Cusco fui três vezes esta semana, motivada principalmente por motivos logísticos (não consigo ligar o computador ao wifi de casa, então tenho que procurar cafés no centro), mas pude caminhar e conhecer um pouco da cidade. Posso dizer que é, sem dúvida, uma das minhas cidades preferidas desta viagem! O facto de ser super turística, por mais estranho que soe, dá um sentimento familiar, porque para onde quer que olhe vejo pessoas com ar de mochileiras (algumas sozinhas até), com quem imediatamente crio empatia. Pelas ruas e ruelas limpinhas, há imensos cafés e restaurantes convidativos em edifícios de pedra, que contrastam com um trânsito um tanto caótico.

Plaza de Armas

Há que mencionar que e uma das coisas que me deixa feliz em Cusco são os dias solarengos. As manhãs são de céu limpo e sol forte, de tal modo que se pode caminhar de t-shirt e sentir calor! A partir do fim do dia, arrefece, mas nada que não se tolere com uma blusa quentinha e um cachecol.

O post está já um pouco extenso, por isso deixo para a próxima, uma descrição das minhas atividades aqui em Cusco, tema que merece um post exclusivo, mas adianto já que estou a adorar!


bottom of page