top of page

Primeiras Re Impressões

A minha primeira paragem foi o Rio de Janeiro, Brasil. Antes de mais, devo dizer que parte da minha família é do Brasil, e o Rio de Janeiro foi a minha cidade durante seis meses, há um ano enquanto fiz intercâmbio. Como tal, tenho um carinho enorme por este país, e em especial pelo Rio. Seguem 3 tópicos, com os principais assuntos sobre a última semana.

  • Diversidade. Para mim, é uma das palavras que mais caracteriza o Brasil e uma das coisas que aqui mais me fascina. O Brasil é um dos países com maior miscigenação racial do mundo. Basta pensar que era um território habitado por indígenas, que foi colonizado pelos portugueses e holandeses, que consigo trouxeram os escravos. Foi ainda forte alvo de imigração por parte de japoneses, italianos e alemães. Isto resulta num país onde as pessoas têm os nomes e os apelidos mais estranhos de todos, onde não se consegue adivinhar a nacionalidade de ninguém pela aparência física - porque os brasileiros podem (fisicamente) parecer portugueses, chineses, alemães ou angolanos – resulta em chegar a qualquer lugar e haver sempre alguém dizer que me diz que tem um tio ou um avô português (o que e eu acho muito querido) e, acima de tudo, resulta numa cultura muito particular com pessoas muito simpáticas e receptivas.

  • Mudanças. Passados sete meses desde a minha partida, e uma edição dos Jogos Olímpicos, vêem-se mudanças boas no Rio. Lembro-me de há um ano, passar nos lugares em plena madrugada e ver homens a trabalhar nas obras para que estivessem prontas a tempo dos Jogos Olímpicos. E é muito bom ver que o objetivo foi alcançado, apesar de toda a correria e os contratempos. Hoje, há quatro novas estações de metro, novas praças, há um centro da cidade muito mais bonito e novas atrações turísticas. Claro que ainda há muita coisa a melhorar, a vários níveis, e o que foi conseguido até agora, pode ainda não estar ótimo…mas é de louvar as mudanças que já foram conseguidas, ainda mais por terem ocorrido num tão breve espaço de tempo.

  • Agradecimentos especiais. Por fim, tenho que mencionar a FGV Jr. A FGV Jr é a empresa júnior da Fundação Getúlio Vargas no Rio, da qual fiz parte durante o meu semestre de intercâmbio e onde conheci boa parte dos amigos que fiz aqui. Todos os semestres, ao bater a meta de faturação, eles organizam, por conta da empresa, uma viagem para celebrar (excelente prática para motivar os membros diga-se). Este semestre essa viagem coincidentemente calhou no fim-de-semana da minha estadia, e eles acharam por bem que eu fosse convidada também. Portanto, graças a eles, o meu fim de semana foi muito bem passado em Búzios (lugar que está para os cariocas como o Algarve está para os portugueses). Por isso, dedico-lhes este espaço do meu post em forma de agradecimento.

bottom of page