top of page

De véspera

É já amanhã. É já amanhã que "parto para a aventura", cheia de expectativas e alguns receios também.

A véspera da ida é um desespero para ir e um desespero para ficar.

Por um lado, há meses que anseio e sonho com o dia da partida, com o sentimento de liberdade e independência que é viajar sozinha - saber que tenho todas as decisões nas minhas mãos, decisões que me vão levar a lugares lindos e a pessoas fantásticas, que me vão fazer descobrir coisas únicas, no ambiente à minha volta e em mim mesma (porque sim, isto também será uma experiência de auto conhecimento).

Por outro lado, é um desespero para ficar porque surgem todos os medos, de todas as coisas que podem dar errado: perder a bagagem, roubarem-me os documentos, ser diagnosticada com uma doença grave. Como se nada disso pudesse acontecer em Lisboa, ou como se nada disso pudesse ser resolvido.

Enfim, uma vez ouvi dizer "para cada problema há uma solução. E com os problemas que não têm solução, não vale a pena preocuparmo-nos", portanto vou levar comigo este pensamento e só focar nas experiências incríveis que estão por vir e tentar aproveitar ao máximo cada momento! Devo dizer também que o apoio de toda a gente que me tem encorajado para esta viagem tem sido fundamental para ganhar confiança e ultrapassar os pequenos medos.

De resto, posso dizer que os desafios começaram já, por coisas tão simples como: "como colocar dentro de uma mochila tudo o que vou precisar durante os próximos 6 meses?". Apesar de ser um problema 'superficial', garanto que foi um bom exercício!


bottom of page